Com utilização cada vez mais frequente das tecnologias digitais torna-se fundamental promover nos contextos das comunidades educativas diferentes momentos de sensibilização para os problemas associados à utilização pouco consciente da Internet e dos recursos digitais.
Neste sentido, ao longo deste ano letivo os alunos foram convidados a participarem e aderirem a iniciativas promovidas pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) – da responsabilidade do Ministério da Educação – no âmbito desta temática, que face à proliferação do uso das tecnologias tem adquirido uma importância acrescida.
Desta forma, os alunos do 8.º ano e 11.º1 do Curso Profissional de Técnico de Multimédia participaram no Mês Europeu da Cibersegurança nas Escolas que se assinalou no passado mês de outubro, com a elaboração de cartazes informativos com vista à promoção de uma utilização mais responsável da Internet.
Ainda no âmbito deste tema comemorou-se novamente o Dia da Internet Mais Segura 2022, que este ano se assinalou a oito de fevereiro. Com o intuito de sensibilizar os alunos para uma utilização mais segura e responsável da Internet e dos dispositivos móveis, os alunos visualizaram um conjunto de vídeos sobre a temática, que posteriormente tiveram a oportunidade de comentar num debate salutar com os restantes colegas de turma, tendo sido ainda alertados para os perigos inerentes a uma utilização das tecnologias desprovida de conhecimento e bom senso. Esta iniciativa contou ainda com a disponibilização de QRCodes pelos diferentes espaços escolares com acessos a links, imagens, tiras de Bandas Desenhadas sobre a temática e a elaboração de vídeos (1 minuto) de sensibilização sobre os diferentes perigos no âmbito da campanha “Fica Atento!”. A divulgação da atividade, enquadrada também na iniciativa “Escola Sem Violência. Escola Sem Bullying”, foi da responsabilidade dos alunos do curso profissional de Técnico de Multimédia.
Pelo 3.º ano consecutivo o agrupamento participa na iniciativa Desafios SeguraNet. Organizados em equipas os alunos respondem a um conjunto de desafios mensais sobre diferentes temáticas de cidadania digital. Neste ano a participação conta também com a colaboração dos Encarregados de Educação. A expectativa é grande para saber se continuamos a ser uma das escolas vencedoras, título obtido nas duas últimas participações.
Os alunos mostraram-se muito empenhados e envolvidos nas diferentes iniciativas que têm como grande objetivo contribuir para a formação de cidadãos mais esclarecidos, confiantes e capazes de lidar com os desafios do digital, de forma mais responsável.
A subdelegada de grupo disciplinar (550)
Profª Ângela Viegas