Entre os dias 30 de março e 03 de abril, teve lugar o Programa de Intercâmbio, inserido no Projeto SELF, -Receção dos correspondentes portugueses no Institut Emmanuel d’ALZON, em Vestric et Candiac – França. Este ano este intercâmbio foi inserido no projeto Erasmus. A organização deste encontro esteve principalmente a cargo da professora Maria Guilhermina Vieira e do professor Pedro Branco, destacando-se entre outras pessoas, a Diretora e professoras do Liceu Francês, que nos receberam com organização, simpatia e profissionalismo, atentos a todos os pormenores ligados a esta atividade, desde a logística, às refeições, visitas de estudo, oficinas assim como aos momentos lúdicos que intercalaram os trabalhos.
A nossa escola marcou presença com 34 alunos: 9 alunos do 7ºA, 6 do 7ºB, 1 do 7ºD, 4 alunos do 8ºA, 2 do 8ºB, 1 do 8ºC, 6 do 8ºD e 5 alunos do 8ºF , acompanhados pelas professoras, Maria Guilhermina Vieira, Rosa Maria Barbosa e Maria Isabel Fonseca.
No dia 30 de março, pelas 18:00h teve lugar a receção no Collège D’Alzon- Vestric et Candiac. Os nossos alunos foram acolhidos com entusiasmos pelos correspondentes e respetivas famílias.
O dia 31 de março, esteve subordinado a atividades no Liceu após a receção seguida de um pequeno-almoço tipicamente francês, os alunos participaram nas aulas, nos ateliers e ensaiaram danças e músicas francesas e portuguesas.
No dia 01 de abril o grupo de intercâmbio visitou a cidade de Nimes, que foi uma das grandes cidades romanas. É uma cidade moderna que coloca o passado histórico no centro das atenções. Visitaram o anfiteatro romano notavelmente bem conservado que domina o cenário formado por ruínas antigas. Foi um dia surpreendente.
O dia 02 de abril foi dedicado à Visita de L’Ardèche.”. Ardèche é uma linda região do sul da França, os alunos visitaram a “Grotte de Chauvet “ e participaram numa oficina usando os instrumentos utilizados nas pinturas rupestres.
A manhã do dia 03 de abril foi passada no colégio com diversas atividades. À tarde rumamos à belíssima cidade de Montpellier e alguns alunos foram à Ópera.
Montpellier é uma cidade no sul da França, a 10 km da costa do Mar Mediterrâneo. A Catedral gótica de Saint-Pierre de Montpellier, que se distingue por suas torres cônicas, data de 1364.
No dia 04 de Abril, fomos à descoberta da região de “Camargue”.
A Camarga é um parque natural de importância internacional, com a maior população de flamingo da Europa. Os alunos passearam de barco e puderam ver toda a beleza da paisagem tendo a oportunidade de observar os flamingos e os touros da Camargue no seu habitat natural.
Pelas 19h30, alunos portugueses e franceses, professores e famílias participaram com grande alegria e entusiasmo na “Soirée”. Foi um espectáculo magnifico os alunos portugueses e franceses dançaram folclore e cantaram músicas tipicamente francesas e portuguesas.
No dia seguinte, 05 de abril, pelas 14:00h houve lugar a uma despedida emocionante.
A Diretora do Liceu, professores, correspondentes e famílias fizeram um cordão humano na saída da escola, houve lágrimas e as saudades já se faziam sentir.
Ao longo da semana ficou demonstrado o entusiasmo e a determinação, e o excelente comportamento dos alunos participantes, em todas as atividades desenvolvidas e na interação com correspondentes e respetivas famílias.
A nível de balanço final há a referir a excelência destes Encontros, tanto para os alunos participantes como para os professores, que vieram muito mais enriquecidos e com novos horizontes culturais e linguísticos.
A experiência de participar num intercâmbio num outro país proporciona uma imersão cultural completa e interativa. O que ajuda a entender melhor diferentes perspetivas e modos de vida, promovendo uma maior tolerância e compreensão intercultural, o que é essencial em um mundo cada vez mais globalizado.
A Professora
Maria Guilhermina Vieira











