“EMRC Profissional em Terras de Basto”
No passado dia 31 de janeiro, os alunos inscritos na disciplina de EMRC das turmas 10°1, 11°1 e 12°1, realizaram uma visita de estudo a Cabeceiras de Basto, numa jornada que aliou o património histórico, a tradição local e o convívio em plena natureza.
A visita teve um dos seus momentos mais altos no Mosteiro de São Miguel de Refojos. Para além da grandiosidade do barroco, o grupo viveu um momento simbólico ao registar uma fotografia sob o único arco torcido existente em Portugal, um detalhe arquitetónico que despertou a curiosidade de todos pela sua raridade e beleza.
Durante o almoço, o grupo desfrutou de um piquenique nos espaços naturais da vila. Este momento de lazer permitiu reforçar laços de amizade e contemplar a paisagem, pondo em prática os valores de partilha e respeito pela natureza promovidos pela disciplina.
A imersão cultural continuou com passagens estratégicas por dois núcleos museológicos fundamentais, como a Casa do Tempo, que foi uma paragem essencial para compreender a economia de subsistência de outrora e os costumes dos antepassados minhotos, ligando os jovens às suas raízes e tradições.
Ao final da tarde, os alunos visitaram o Museu Ferroviário de Arco de Baúlhe, onde exploraram a importância do comboio no desenvolvimento da região e puderam ver de perto duas das relíquias da passagem do Regime Monárquico em Portugal, com duas exuberantes carruagens reais, pertencentes à Rainha Dona Amélia e rei D. Carlos I, utilizadas especificamente na visita às Pedras Salgadas em 1907.
A atividade cumpriu o objetivo de mostrar que a história e a identidade de um povo são fundamentais para compreender o presente.
Simão Silva 12º1 nº22
Profª Teresa Silva























