Conversas Animadas! – Theatro Gil Vicente

O Município de Barcelos, através da Casa da Juventude, promoveu um ciclo de palestras para alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário – Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais, denominado CASA.R (Conversas Animadas Sobre Assuntos Relevantes), versando temáticas de grande importância para estas faixas etárias, tendo em conta a realidade social atual.

Estas palestras/Conversas Animadas, à razão de uma por mês, tiveram lugar no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, e foram dinamizadas por diferentes entidades formadoras em função do tema tratado.

Logo, e de acordo com os objetivos e conteúdos dos módulos em lecionação nas disciplinas de Inglês e PPM, para a turma 1 do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, as respetivas professoras propuseram a inscrição dos alunos nas temáticas que lhes pareceram fazer mais sentido para os mesmos tendo em atenção também o curso que estes estão a frequentar.

A primeira Conversa Animada do ciclo implementado para este ano letivo, “Dependência Comportamental – Gaming e Videojogos”, despertou evidente interesse nos alunos. Todavia, e infelizmente pois os alunos ficaram desolados, por razões alheias aos diversos intervenientes, apesar da inscrição feita e de toda a atividade preparada, não foi possível assistir à sua realização.  Restou, portanto, esperar pelo 2º período na expectativa de se poder assistir às 4ª e 5ª Conversas Animadas.

Nesta sequência, e dentro do âmbito da educação para os média/tecnologias e educação para a saúde, a 4ª palestra/ Conversa Animada, realizada no dia 20 do mês de março último, teve como tema a “Saúde Mental nos Jovens – O Impacto do Telemóvel” e foi dinamizada pelos psicólogos clínicos, Dr. Ivo Pinto e Dr. Mário Veloso. Seguiu-se, a 16 de abril, a 5ª Conversa Animada intitulada “Fake News – Desinformação”. Esta palestra esteve a cargo de dois jornalistas da Agência Lusa, João Pedro Fonseca e Paulo Nogueira.

Ambas as palestras, extremamente interessantes e pertinentes, pretenderam alertar os jovens para determinados comportamentos aditivos, dotando-os de ferramentas que lhes permitirão uma utilização mais responsável das tecnologias e um maior conhecimento na distinção do que importa e é relevante guardar, compreender e acompanhar no que concerne a divulgação de notícias e informação, em geral, com vista a uma sociedade mais bem informada. No fundo, saber separar o trigo do joio quando confrontados com todo o tipo de informação que chega sobretudo através das redes sociais. Desta forma, no decorrer da palestra, os alunos tiveram oportunidade de interagir com os palestrantes à medida que estes os iam inquirindo, podendo absorver informação que lhes será muito útil não só na sua vida pessoal como profissional dada a relevância dos conteúdos e a qualidade dos mesmos.

 

Profª Fátima Amaral de Oliveira

 

 

Comments are closed.
Novembro 2024
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Contactos
Entre em contacto connosco!
  • Rua das Fontaínhas, nº175 4775-263 Viatodos-Barcelos
  • 252960200/933407151
  • agrupamentoviatodos@gmail.com