A Filosofia para crianças chega ao 1.º Ciclo com uma aula sobre Emoções
“A filosofia é uma atividade natural da mente infantil. As crianças são curiosas, fazem perguntas, procuram razões. Tudo o que precisamos é criar o espaço certo para que esse pensamento floresça.” (Matthew Lipman)
No âmbito do Projeto Cógito, a turma 4V1, do 1.º Ciclo viveu uma tarde diferente e especial, ao participar numa aula de Filosofia para Crianças, orientada pela professora Gabriela Beato.
A sessão teve como tema central as emoções, esse mundo interior tão presente no dia a dia das crianças e, por vezes, tão difícil de compreender e expressar. Depois de um relaxamento inicial, os alunos foram convidados a mergulhar nas suas próprias sensações e a identificar as diferentes emoções através da música, evocadas pelos sons, exercitando a empatia, a escuta atenta e a expressão emocional.
Num segundo momento, a leitura da obra “O Pinguim”, da autora Polly Dunbar, abriu caminho a uma conversa profunda e sentida sobre os sentimentos, as reações e a importância de compreender o outro. A história simples, mas cheia de significado, despertou nos alunos uma enorme curiosidade e vontade de partilhar as suas interpretações e vivências.
A atividade pedagógica foi um espaço de encontro, de diálogo e de descoberta, um momento onde cada criança pôde exercitar a reflexão crítica, dar asas à sua capacidade criativa e fortalecer a sua autonomia de pensamento, sempre num ambiente de respeito e partilha.


