Estabelecimento de Ensino: EB de Viatodos
Ano de escolaridade: Todos
Atividade: “Doces Ilusões” na EB de Viatodos
Data: 21/10/2025
Doces Ilusões – Descobrir o Açúcar Escondido nos Alimentos
O Município de Barcelos realizou, na nossa escola, a sessão “Doces Ilusões”, uma atividade com o intuito de consciencializar os alunos sobre a quantidade de açúcar presente em diversos alimentos do nosso dia a dia.
Durante a sessão, pudemos observar e comparar a quantidade real de açúcar em produtos industrializados, como refrigerantes, bolachas, iogurtes e cereais. Ficámos muito surpreendidos ao descobrir que alimentos considerados “saudáveis” ou “inocentes” podem conter altos níveis de açúcar escondido.
O objetivo da atividade foi promover a reflexão sobre os hábitos alimentares e incentivar escolhas mais equilibradas e conscientes. Além das exposições e comparações visuais, também houve discussões sobre os efeitos do consumo excessivo de açúcar, como o aumento do risco de obesidade, diabetes e cáries, e sobre a importância de ler os rótulos dos produtos.
A sessão “Doces Ilusões” mostrou que, por trás de embalagens coloridas e sabores irresistíveis, pode haver muito mais açúcar do que imaginamos. Com informação e consciência, é possível adotar uma alimentação mais saudável e cuidar melhor da nossa saúde!









