SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que visa apoiar a comunidade educativa na promoção do sucesso escolar. De acordo com o Decreto-Lei nº190/91 de 17 de maio, este serviço atua em três áreas específicas:

  • Apoio psicopedagógico
  • Orientação Escolar e Profissional
  • Apoio ao desenvolvimento das relações na comunidade educativa

EQUIPA RESPONSÁVEL

 

HORÁRIOS

  • Segunda-feira
      08:30 Horas – 13:15 Horas
      14:15 Horas – 16:30 Horas
  • Terça-feira
      08:30 Horas – 13:15 Horas
      14:15 Horas – 16:30 Horas
  • Quarta-feira
      08:30 Horas – 13:15 Horas
      14:15 Horas – 16:30 Horas
  • Quinta-feira
      08:30 Horas – 13:15 Horas
      14:15 Horas – 16:30 Horas
  • Sexta-feira
      08:30 Horas – 13:00 Horas
      

PRIORIDADES DE INTERVENÇÃO

No sentido de otimizar o funcionamento dos serviços, é estabelecido um sistema de priorização dos casos sinalizados, que define e operacionaliza as áreas de intervenção do SPO. Assim, o sistema de priorização das situações identificadas carateriza-se da seguinte forma:

  1.  Situações que envolvem risco, perigo ou urgência;
  2. Alunos com dificuldades de aprendizagem ou relacionadas com o contexto escolar (problemas de comportamento ou indisciplina, desmotivação académica, bullying, ansiedade de desempenho);
  3. Alunos identificados ao abrigo do DL 54/2018, cuja medida de suporte à aprendizagem e inclusão seja no âmbito da intervenção dos SPO;
  4. Orientação vocacional e situações de reorientação dos percursos formativos;
  5. Alunos que apresentem perturbação emocional, com impacto significativo na aprendizagem e cuja intervenção se coadune com o espaço escolar.

 

PRINCIPAIS DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

Apoio psicopedagógico – atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do seu percurso escolar, nomeadamente:

  1. Participar na identificação e análise das causas de insucesso escolar e apoiar ou propor o desenho, a implementação e a avaliação de intervenções alargadas com vista à promoção do desenvolvimento global dos alunos;
  2. Proceder à avaliação global de situações relacionadas com o desenvolvimento, aprendizagem e comportamento, através de processos de avaliação psicológica e psicopedagógica;
  3. Colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), na avaliação e na intervenção multidisciplinar, bem como na proposta de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e na implementação do trabalho colaborativo com demais agentes educativos;
  4. Desenvolver ações de intervenção direta e indireta, em grupo ou individual de reforço de competências cognitivas, emocionais, sociais e intrapessoais.

Orientação escolar e profissional – atividades que visam capacitar os alunos a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino e no trabalho, designadamente:

  1. Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade, autonomia na pesquisa de informação e aquisição de competências de gestão de carreira, através da implementação de programas estruturados de intervenção na carreira;
  2. Realizar ações de informação sobre o sistema educativo e formativo sobre a oferta existente a nível nacional e comunitário;
  3. Colaborar na organização e no acompanhamento de visitas de estudo e atividades de exploração do mercado de trabalho;
  4. Preparar as transições ao longo do percurso educativo e profissional, em colaboração com outras entidades e agentes educativos da comunidade;
  5. Dinamizar ações de informação e sensibilização dos pais e encarregados de educação e da comunidade em geral, sobre aspetos inerentes a tomadas de decisão de carreira.

Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da comunidade educativa – ações que visam mobilizar os diversos agentes educativos, entidades e serviços da comunidade com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas, tais como:

  1. Colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de administração e gestão, bem como com o Conselho Pedagógico do Agrupamento;
  2. Colaborar e intervir em ações destinadas a prevenir o abandono precoce e absentismo;
  3. Colaborar em ações comunitárias destinadas a promover a saúde mental e o bem-estar, nomeadamente através da elaboração de projetos, articulando com instituições da comunidade e da organização de ações dirigidas a diferentes intervenientes educativos;
    d) Colaborar com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), com a Equipa de Acolhimento a Alunos Migrantes (EAAM), EQAVET, Projeto de Educação para a Saúde e outras parcerias comunitárias estabelecidas anualmente.

 

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