Projeto Cultural de Escola (PCE)

O que seria a vida sem música e literatura, arquitetura e design, cinema e pintura, dança e teatro? Compreendemos as artes como parte da vida – e não um mundo paralelo, fora da existência ou num âmbito isolado da «cultura». Como afirmou Sophia de Mello Breyner Andersen, na intervenção que fez na Assembleia Constituinte, em 2 de setembro de 1975: «(…) a cultura não é um luxo de privilegiados, mas uma necessidade fundamental de todos os homens e de todas as comunidades. A cultura não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar –para que o homem possa construir e construir-se em consciência, em verdade e liberdade e em justiça (…)».

De acordo com o manifesto do Plano Nacional das Artes, a cultura e as artes permitem alargar a nossa experiência humana e reconfigurar o horizonte de possibilidades em que nos movemos. As manifestações culturais assumem um papel mediador para o reconhecimento pessoal de cada um e da comunidade que somos e projetamos. A nossa identidade é construída em diálogo com o património (material e imaterial) e com as obras de arte. A Arte e Cultura aqui mencionada refere-se à multiplicidade das suas manifestações (música, dança, literatura, artes plásticas, cinema, performance, fotografia, teatro, arquitetura, design, multimédia, etc.), ultrapassando as separações entre o popular e o erudito, o tradicional e o contemporâneo, e atendendo às novas linguagens criadas pelos jovens.
A Escola enquanto espaço de “conhecimento” tem um papel importante no acesso à Cultura e às Artes. A construção de um Projeto Cultural da Escola adaptado ao contexto social, económico e cultural, visa a aproximação da Arte e da Cultura aos cidadãos, atendendo à particularidade cultural do meio em que se integra. Conhecer o património local, valorizá-lo e salvaguardá-lo será um dos princípios orientadores das ações organizadas e dinamizadas pelo nosso Projeto Cultural de Escola.
Consulte o Projeto Cultural de Escola aqui.

Junho 2024
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Contactos
Entre em contacto connosco!
  • Rua das Fontaínhas, nº175 4775-263 Viatodos-Barcelos
  • 252960200/933407151
  • agrupamentoviatodos@gmail.com