No dia 1 março os alunos do 1.º ano das Escolas Básicas de Cambeses, Carreira, Rio Covo e Viatodos (turma V2) e no dia 4 de março os alunos do 1.º ano das Escolas Básicas de Negreiros, Silveiros e Viatodos (turma V1) deslocaram-se ao Centro de Ciência Viva de Braga onde participaram nas atividades “Planetário” e “Por que é que as folhas mudam de cor?”.
Na atividade “Por que é que as folhas mudam de cor?” os alunos recordaram as partes constituintes das plantas e aprenderam alguns conceitos novos com elas relacionados. Também compreenderam o que potencia a mudança de cor das folhas de algumas árvores a partir da técnica da cromatografia. Os alunos conseguiram ver quais os pigmentos responsáveis pela cor das plantas e vegetais, tendo ficado maravilhados com o que observaram. No final, os discentes perceberam que este processo natural “esconde” um mecanismo fantástico e curioso!
Na atividade “Planetário” os alunos entraram numa sala e foram transportados para uma autêntica “viagem” pelo espaço em tempo real. Na cúpula do planetário, foram projetados pequenos filmes e imagens acompanhados pela explicação do monitor. Esta sala permitiu ver o céu noturno, os anéis de Saturno e as galáxias, identificar as diferentes constelações e assistir ao lançamento de um foguetão. Esta viagem foi acompanhada de uma palestra sobre as estrelas e alguns planetas.
Consideramos que as atividades foram muito bem organizadas, bastante positivas e muito enriquecedoras. São, ainda, um complemento do ensino das Ciências que potencializam, de forma didática e interativa, uma experiência inesquecível e a transferência de conhecimentos nos temas abordados.