CLUBE DE ESPANHOL

Concurso Nacional “Abanicos del día de S. Valentín” 

Miguel Carriço premiado no concurso nacional “Abanicos del día de S. Valentín” 

Por ocasião do dia 14 de fevereiro, dia do amor e da amizade, convidamos os alunos da disciplina de Espanhol do ensino básico a ilustrarem um leque (“abanico”) para participarem na segunda edição do concurso “Abanicos del día de S. Valentín”.

No dia 18 de fevereiro foram divulgados os vencedores do concurso, tendo o aluno Miguel Carriço (do nono A) obtido o segundo prémio a nível nacional, escolhido pela Editora Bululú e Papelaria Meneses.

De acordo com o regulamento deste ano, a escolha recaiu na alusão à obra “Valentín – Familia no hay más que una” da escritora Ainoa Polo e, em segundo lugar, na criatividade do aluno. O prémio atribuído foi o livro autografado pela autora.

Agradecemos a participação de todos os alunos que se implicaram nesta atividade.

 

Rádio Escola Viatodos, uma nova voz para envolver a comunidade educativa

A Rádio Escola Viatodos é uma iniciativa que foi incorporada este ano letivo pela primeira vez no nosso AE, sob a coordenação do professor José Matias, em colaboração com os alunos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, na disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais. O principal objetivo é tornar-se numa plataforma de comunicação dinâmica e envolvente, transformando a forma como toda a comunidade educativa se comunica e compartilha informações. Tem vindo a consolidar-se como uma plataforma colaborativa de comunicação muito apelativa para os alunos. Desde o dia do seu lançamento, a 12 de outubro, está no ar 24h por dia e pode ser ouvida através do site do agrupamento www.aevaledeste.pt ou através das aplicações para dispositivos Android e iOS, sendo apenas necessário pesquisar por “radioescolaviatodos” na PlayStore ou na AppStore. É também possível seguir a rádio no Instagram @radioescolaviatodos, plataforma escolhida estrategicamente por ser a mais utilizada pelos alunos.

A título de exemplo das diversas formas de apropriação pelos docentes e alunos, refira-se o “Programa del Clube de Español”, que conta com a colaboração de sete turmas (do 7.º ao 11.º), responsáveis pelos conteúdos transmitidos três vezes por semana, numa combinação de música, entrevistas e conteúdos educativos de áreas temáticas como cinema, literatura e celebração de efemérides.

Desta intensa atividade fazem parte da programação: o “Especial Día de la Hispanidad” (12/10), que contou com a participação de alunos em reportagem com jovens em Madrid, explorando as diferentes formas de se celebrar o dia de Espanha e de Nossa Senhora do Pilar; o “Especial Día de los muertos” (2/11),  dedicado a tradições mexicanas de origem indígena; o “Especial, entrevistas” com Luísa Moreira (25/10), autora que veio à escola apresentar a obra mestra de Miguel de Cervantes “D. Quijote de la Mancha”; com Xavier Malián Crosas (11/02), jogador de hóquei em patins no FC Porto; com Sara Salgueiro e Sérgio Macedo (28/02), atores da peça “D. Quijote” a que os alunos assistiram no Theatro Gil Vicente; com António Devesa (31/03), presidente do Espaço Jacobeus, para explorar a multiplicidade de Caminhos de Santiago; com Filipa Soares (17/05), psicóloga e professora de mindfulness, para explorar as potencialidades e os benefícios da integração desta prática milenar em contextos educativos; etc.

Para programação temática destacamos “Especial Cine Español”, dedicado à apresentação de filmes, séries e curtas-metragens e o “Especial Booktubers”, dedicado à exploração de obras literárias escolhidas pelos alunos. Estes programas dedicados ao cinema e à literatura surgiram no âmbito da participação das turmas em projetos eTwinning, usando o Espanhol como língua de comunicação.

Foi também possível proceder a algumas transmissões em direto a partir de Espanha  “Especial, Día de Reyes, España, Vigo” (5/1), quando os alunos viajaram de comboio (Celta) para assistir à maior Cabalgata da Península Ibérica e a partir de Itália com a transmissão da entrevista  à eTwinner Patricia Marquina (20/04) sobre a obra de  Miguel de Cervantes e sua cidade natal, Alcalá de Henares e da entrevista à eTwinner Mónica Rodríguez, associada à Rádio “Voz del Guadiana“, em que foi explorada a programação da rádio ao serviço da aprendizagem, bem como os recursos do “Museo della Radio e della Televisione” (em Turim).

Assim, a Rádio Escola Viatodos tem-se revelado um recurso inovador muito profícuo na aprendizagem das línguas, pois o aluno treina a expressão oral (no que diz respeito à pronúncia, colocação da voz, vivacidade, fluidez de discurso, expressividade e correção linguística) e a expressão escrita (que o professor pode corrigir facilmente, assinalando os desajustes, atraindo a atenção sobre segmentos linguísticos que o aluno deve corrigir). As gravações podem servir também outros propósitos, pois a seleção, aperfeiçoamento e exposição dos conteúdos de forma correta, bem estruturada e bem articulada são transversais a múltiplas áreas disciplinares.

Professora Lurdes Martins

 

Vídeo de Compilação da Exposição “Buen Camino, Viagem pelo mundo encantado dos Caminhos de Santiago”, Casa da Azenha.

 

Seminário Multilateral “Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning”, Turim, 18-20 abril 2024

No âmbito da candidatura à Formação Europeia eTwinning 2024, a Organização Nacional de Apoio eTwinning/ERTE/DGE selecionou a Professora e Mentora eTwinning Lurdes Martins, em representação do AE Vale D´Este, Viatodos, para participar no Seminário Multilateral “Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning” (Escolas em zonas desfavorecidas: transformar desafios em oportunidades com o eTwinning), que decorreu de 18 a 20 de abril de 2024, em Itália, na cidade de Turim.

A docente integrou a delegação portuguesa constituída por nove docentes acompanhados pela Embaixadora eTwinning/DGE, para a Região dos Açores, Dora Pereira. Este evento reuniu mais de 60 professores, provenientes de seis países da comunidade eTwinning (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha), sendo o inglês a língua de comunicação usada.

A Professora teve a oportunidade de participar em todas as sessões/ oficinas propostas pela organização: “Towards innovative, inclusive, intercultural and metacognitive learning-teaching processes”, por Eliana Cantone; “Introduction to eTwinning projects”, por Alexandra Tosi; “Turning Challenges into Opportunities” por Daisy De Gioannini; “A new bridge to Europe under construction” por Maria Grazia Fiume e Arianna Mastrogiacomo; “eTwinning projects: registration and virtual classroom”, por Konstantinos Ladopoulos e Giulia Felice e “Robotics with the programmable device Microbit”, dinamizado por Maria Iosifidou.

Como resultados desta participação internacional destaca-se: 1) a integração do nosso Agrupamento numa rede mais alargada de países, pela partilha dos nossos projetos concluídos e premiados três anos consecutivos e dos dois projetos em curso neste ano letivo “Ciudadanos del mundo” e “Lecturas colaborativas”, assim como da nossa experiência com criação da Academia Júnior eTwinning Viatodos (AJE); 2) Possibilitou-se o contacto com novos parceiros europeus para dois projetos que se vão desenvolver no ano letivo 2024/2025. A saber, somos escola fundadora no projeto “Rutas por Europa”, com o objetivo principal de explorar rotas da Europa, na sua dimensão histórica, literária e musical. A língua de comunicação é a língua espanhola e fazem parte deste projeto cinco professores (1 escola portuguesa, 3 espanholas e 1 italiana); 3) Somos escola cofundadora do projeto “AIMS, Artificial Intelligence in Making Students Skillful for their Futur”, com o objetivo de explorar as potencialidades da IA vs STEME.  A língua de comunicação é a língua inglesa e fazem parte deste projeto nove professores (3 escolas portuguesas, 3 espanholas, 1 italiana, 1 grega e 1 cipriota). Estes dois projetos foram criados no dia 19 de abril e foram já aprovados pela Organização Nacional de Apoio em Portugal, Espanha, Itália e Chipre respetivamente; 4) Foi gravada a entrevista (para a Rádio Escola Viatodos) à eTwinner espanhola Patricia Marquina (da Humanitas Bilingual School, Madrid) sobre Alcalá de Henares, local onde nasceu o escritor Miguel de Cervantes; 5) Foi estabelecido o contacto com a eTwinner espanhola  Mónica Rodríguez (CEIP Guadiana, Badajoz) associada à Rádio Escola (“La Voz del Guadiana“) e foi explorada a programação da Rádio Escolar ao serviço da aprendizagem e alguns materiais expostos no “Museo della Radio e della Televisione – Turim”.

Uma vez mais AE Vale D´Este foi representado, num evento europeu, refletindo o seu compromisso para com a inovação educativa e o trabalho colaborativo, alinhando o Plano de Internacionalização com as práticas Etwinning, que têm trazido reconhecimento nacional e europeu para Viatodos.

 

Alunos de Espanhol assistem ao espetáculo “D. Quixote” e ao filme “O Apóstolo” no Theatro Gil Vicente, em Barcelos

 

No dia 28 de fevereiro todos os alunos de Espanhol foram convidados a visitar o Theatro Gil Vicente, equipamento cultural emblemático, bem situado no coração da cidade de Barcelos.

Na parte da manhã puderam assistir à peça “El Quijote”, posta em cena pela Companhia de Teatro de Santo Tirso (totalmente interpretada em língua espanhola) e criada a partir de uma obra de referência da literatura universal “El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha” do poeta e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes.

O livro, publicado pela primeira vez em 1605, é o segundo mais traduzido no mundo (superado apenas pela Bíblia) e narra as aventuras de Dom Quixote, um fidalgo hilariante que, impulsionado pela sua loucura, deambula pelo mundo acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança. Os dois simbolizam universos antagónicos, embora pareçam caminhar na mesma estrada.

Este livro vem sendo estudado pelos nossos alunos que, desde o primeiro período, se envolveram na leitura de oito fragmentos da obra e organizaram na biblioteca a exposição “D. Quijote, el hidalgo aventurero”, gentilmente cedida pela “Consejería de la Embajada de España”, que esteve patente de seis a dezassete de novembro.

No final da exibição da peça os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar a atriz Sara Salgueiro e o ator Sérgio Machado para a Rádio Escola Viatodos e falar das passagens mais marcantes da obra. De todas referenciadas, destacamos a referência a Cervantes presente no discurso do ator Antonio Banderas (em 2015) “Nadie nos valorará si no lo hacemos nosotros primero. Terminaré con Cervantes y su Don Quijote que desde su mente soñadora y por momentos lúcida decía: “Como no estás experimentado en las cosas del mundo, todas las cosas que tienen algo de dificultad te parecen imposibles. Confía en el tiempo que suele dar dulces salidas a muchas amargas dificultades. Muchas gracias.”

Trata-se de uma reflexão sobre a perseverança perante os desafios que a vida nos coloca. Aqui fica a sugestão de leitura desta obra que nos inspira e poderá inspirar também os leitores do Jornal “O Despertar”.

Na parte da tarde os alunos puderam assistir ao filme “O Apóstolo”, realizado por Fernando Cortizo. Trata-se de uma obra cinematográfica de animação em stop-motion, cuja história tem como “pano de fundo” o caminho de Santiago, promovendo-se assim a articulação interdisciplinar, no âmbito do projeto internacional eTwinning “Buen Camino” explorando o património artístico e cultural da região.

A docente de Espanhol e a equipa do Projeto Cultural de Escola do AE Vale D’ Este agradecem ao Município de Barcelos e ao Theatro Gil Vicente toda a colaboração, que tornou possível a concretização desta atividade de dar a conhecer uma obra de referência da literatura, proporcionar uma experiência diferenciadora e significativa na aprendizagem da língua espanhola e incutir nas gerações mais jovens o gosto pela leitura.

Professora Lurdes Martins

 

Programa #EstudoEmCasa agradece a colaboração do AE Vale D´Este, Viatodos

 

No âmbito do projeto internacional eTwinning “Taller de lectura(s)”, coordenado pela Prof. Lurdes Martins, realizado pelo segundo ano consecutivo com alunos envolvidos na exploração de obras literárias em espanhol, resultou uma estreita colaboração com programa #EstudoEmCasa, fruto de uma parceria do Ministério da Educação com a RTP.
Das inúmeras explorações destacam-se seis obras da escritora Ainoa Polo e a participação entusiasta dos alunos Ivo Teixeira e Leonor Silva como moderadores de um webinário transmitido em direto. O reconhecimento público das escolas parceiras desta iniciativa decorreu em Aveiro, no dia cinco de julho, contando com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.

Aqui fica o testemunho da aluna Leonor Araújo sobre a sua participação
“Ir a Aveiro fue una experiencia única e increíble. El día 5 de julio empezó con el sol radiante que parecía que el universo estaba dando una señal de que todo iba a ir bien, porque les confieso que estaba un poco nerviosa. Mi professora, mi madre, mi padrastro, mi hermano, mi padre y mi novio vinieron a apoyarme. Llegué temprano al lugar donde se iban a entregar los diplomas y ya había tanta gente que me sentí intimidada. Pasó el tiempo y entramos y hasta nos dieron una mochila con un bono para gastar y varias cosas más. Empezó y anunciaron que el Ministro de Educación y otros representantes, y yo me puse aún más nerviosa. Se presentaron trabajos del programa #EstudoEmCasa y los estudiantes realizaron entrevistas y dieron sus testimonios. Mi segunda parte favorita del día fue cuando el Ministro de Educación dejó que la audiencia le hiciera preguntas y cuando anunciaron la entrega de los diplomas, diciendo los nombres de los estudiantes. Finalmente el mío. Bajé las escaleras y fue el Ministro de Educación quien me entregó el diploma y me dijo una frase que me dio cierta tranquilidad: “Espero saber cosas buenas de ti, no pierdas la sonrisa, te llevará lejos”. En mi cabeza solo me dije “no tropieces, no puedes quedar mal” y al final no tropecé. Después de que terminó la sesión, nos fuimos y no podía dejar de pensar en lo que me había dicho el Ministro de Educación, eso me alegró el día. Agradezco a mi profe de Español porque me encantó esta experiencia y espero tener oportunidades como esta más a menudo”.

 

Prof. Lurdes Martins


 

Agrupamento de Escolas Vale D’ Este galardoado com eTwinning School Label 2023-24

O Agrupamento de Escolas Vale D’ Este, Viatodos, Barcelos, foi distinguido pela primeira vez com o eTwinning School Label. Trata-se de uma grande conquista da equipa eTwinning, sinónimo de grande prestígio para o nosso AE por se comprovar o trabalho de excelência que está a ser desenvolvido na sequência da participação em projetos internacionais há três anos consecutivos. São excelentes exemplos desta intensa atividade os projetos coordenados pela Prof. Lurdes Martins “Aquí al lado”, “Buen Camino”, “Lecturas colaborativas” e “Ciudadanos del mundo”, a decorrer atualmente com seis países (Portugal, Espanha, Itália, França, Turquia e Irlanda).
A atribuição deste galardão pela European School Educational Platform é o reconhecimento público, a nível europeu, da qualidade das práticas pedagógicas dos docentes do nosso Agrupamento, no âmbito dos projetos eTwinning, baseadas nos seguintes critérios: eSafety (segurança digital); liderança partilhada; colaboração; alunos como agentes de mudança; escolas como modelo para outras escolas e escolas inclusivas e inovadoras.
Com a atribuição do Selo de Escola eTwinning reconhece-se e valoriza-se o envolvimento, o empenho e a dedicação não só de docentes eTwinners, individualmente, mas, de forma global, de todo o Agrupamento. Para as professoras coordenadoras da candidatura, Lurdes Martins e Ana Moreira, a obtenção do estatuto de Escola eTwinning apresenta-se como “mais uma etapa de uma grande jornada em desenvolvimento. Não se trata de uma competição, mas de um processo em construção e aperfeiçoamento contínuo que permite aos agrupamentos candidatarem-se a financiamento para o desenvolvimento de projetos com alunos, no âmbito do Erasmus + (KA2)”.
Parabéns a todos os envolvidos na candidatura ao Selo Escola eTwinning e a todos os que contribuíram para esta atribuição. Aqui fica a mensagem original que nos foi remetida

“Dear Maria de Lurdes Martins,
Congratulations! The “Agrupamento de Escolas Vale D´Este – Viatodos – Barcelos” has been awarded with the eTwinning School Label 2023-2024. This is a great achievement by the eTwinning team in your school! The official announcement will be published on the European School Educational Platform shortly and on other eTwinning and European Commission’s news channels. What’s next: You can proudly use the eTwinning School Label on your school’s website. Shortly, your National Support Organisation will send you a package containing some eTwinning materials and of course the eTwinning School plaque. You will be invited to participate in the eTwinning Schools group and in the various activities dedicated to eTwinning Schools. Congratulations again for being an example for all the other schools: we count on your dedication and commitment to promote eTwinning and its values, which are represented by the eTwinning Schools’ mission (you can download the eTwinning Schools’ mission here).
The eTwinning Team”.


Criação da Academia Júnior eTwinning (AJE), desafio aceite

A Organização Nacional de Apoio convidou as escolas portuguesas com Selo eTwinning a constituírem as suas Academias Júnior eTwinning (AJE), desafio que aceitamos com o intuito de promover o maior envolvimento dos alunos. Começamos por constituir uma equipa de alunos experientes que trabalham pelo terceiro ano consecutivo em projetos eTwinning nacionais e/ou internacionais. No nosso AE assumiram a função de mentoras Júnior eTwinning as alunas: Beatriz Rodrigues, Dulce Gomes e Inês Ferreira (do 10.º B); Sofia Faria, Tatiana Miranda e Inês Silva (do 11.º A); Luana Oliveira e Leonor Silva (do 11.º B); Gabriela Pinto e Beatriz Miranda (do 11.º 1). Esta equipa mostrou-se totalmente disponível para ajudar os alunos menos experientes a procederem ao registo na plataforma ESEP.
Entre os próximos desafios da AJE estão a criação de um logo que represente a AJE no nosso AE e o design de um cartaz dinâmico sobre a importância de se ser um Bom Cidadão Digital, abordando três temas essenciais: a Netiqueta, a Cibersegurança e os Direitos de Autor. Convidamos todos os alunos interessados a integrarem a nossa equipa AJE.
Para mais informações, aqui ficam os contactos do eTwinning Online
Website – https://www.etwinning.pt/site/
Youtube – https://www.youtube.com/@erteetwinning/featured
ESEP – https://school-education.ec.europa.eu/en

 

Prof. Lurdes Martins, eTwinner e mentora eTwinning


Projeto eTwinning internacional “Buen Camino” do Agrupamento de Escolas Vale D´Este estimula exploração dos Caminhos de Santiago

 

Buen Camino é a expressão usada entre peregrinos que se cruzam no Caminho a Santiago de Compostela. Este é, também, o nome do projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas Vale D´Este, Viatodos, coordenado pela Professora Maria de Lurdes Martins e desenvolvido em parceria com outras escolas de Portugal e Espanha, com o intuito de criar um roteiro bilingue do Caminho Português de Santiago (recorrendo ao Google Earth). Este roteiro resultou, sobretudo, da exploração literária, geográfica, geológica, histórica e cultural do percurso. Neste projeto, foram envolvidas turmas do 1.º ciclo ao secundário, quer do ensino regular, quer do profissional.

Contribuindo para a disseminação deste projeto foi inaugurada, no dia 2 de maio, a exposição “Buen Camino, Viagem pelo mundo encantado dos Caminhos de Santiago” na Casa da Azenha, em Barcelos. Esta inauguração enquadra-se no dia dedicado aos caminhos de Santiago, no âmbito das grandiosas Festas das Cruzes.

As honras de abertura couberam à Doutora Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato, e ao Professor Luís Ramos, Diretor do Agrupamento de Escolas Vale D´Este. Marcaram também presença uma enorme comitiva de ilustres convidados dos quais destacamos a Dr.ª Ana Vieira (Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes), Dr.ª Claúdia Milhazes (Diretora do Museu de Olaria) e o Sr. Celestino Lores (Presidente da Associação dos Amigos do Caminho Português em Espanha). Enquadrado no Projeto Cultural de Escola (Plano Nacional das Artes) este projeto permitiu que os alunos embarcassem numa viagem pelo mundo encantado dos múltiplos Caminhos de Santiago e foi distinguido com o Selo Nacional de Qualidade e com o Selo Europeu de Qualidade.

 

Nesta exposição os visitantes puderam apreciar um vídeo de compilação das principais etapas percorridas nesta aventura e uma instalação artística composta por sete peças de Figurado originais, alusivas a Santiago, da autoria do aluno e jovem artesão Domingos Francisco Ferreira, acompanhadas por mais de uma centena de conhas vieiras, símbolo dos peregrinos, criadas em barro pelos alunos do segundo ano de sete escolas do 1.º ciclo do AE Vale D´Este, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos e com o Museu de Olaria de Barcelos.

Esta exposição esteve patente ao público até ao dia 7 junho, data em que se proporcionou uma Tertúlia intimista sobre o tema que esteve na génese de todo o projeto. Para abrir a sessão o Prof. João Oliveira, da Direção do Agrupamento de Escolas Vale D´Este, começou por dar as boas-vindas aos convidados, nomeadamente: Prof. Maria Lurdes Martins (fundadora e coordenadora do projeto), Paulo Fernandes (Coordenador do Projeto Cultural de Escola), Ana Ribeiro (Embaixadora eTwinning Região Norte), os representantes da Câmara Municipal de Barcelos Nuno Rodrigues e Elisa Braga (Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato); António Devesa (Presidente da Associação Espaço Jacobeus); Manuela Costa (Diretora da Academia de Música de Viatodos), Sandra Macedo e António Boaventura (Diretor CFAE de Barcelos e Esposende), representantes dos alunos do Ensino Básico, o Aluno e Jovem Artesão Domingos Francisco (autor do Figurado exposto), o Aluno Dinis Silva da Academia de Música de Viatodos (responsável momento musical), representantes dos alunos do Secundário, a Aluna Luana Oliveira e a Aluna Leonor Araújo (Mentora da Academia Júnior Etwinning Viatodos – AJE); Prof. Verónica Silva (Diretora de turma 11.º A) e Prof. Bruno Leite (Diretor de turma 11.º B) e a todos os restantes convidados, professores, alunos e encarregados de educação que os vieram acompanhar os seus educandos.

Para a apresentar o projeto “Buen Camino” a Prof. Maria de Lurdes Martins recorreu a um vídeo de compilação descrevendo sumariamente o projeto, destacando cinco etapas, a saber:

ETAPA 1: Viagem pela literatura, que começou com a leitura integral, em espanhol, da obra “Buen Camino”, da escritora espanhola Ainoa Polo. Os alunos de Espanhol, formação específica, leram e trabalharam toda a coletânea de contos, que serviu de mote e inspiração para a redação de contos coletivos entre alunos das diferentes escolas envolvidas no projeto (como resultado procedeu-se à criação de um livro digital). O dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, foi a data dar a conhecer à Comunidade Educativa os roteiros digitais criados pelos nossos alunos do 10.º e 11.º anos para explorar duas obras da escritora, Ainoa Polo, contando com o seu precioso auxílio na criação e revisão dos conteúdos. A primeira “Bienvenidos al campamento”, dirigida a alunos de iniciação; e a segunda “Buen Camino”, dirigida a alunos com um nível de proficiência mais avançado. E como toda a leitura é viagem, disponibilizaram-se os QR codes de acesso aos que se tornaram os primeiros Roteiros Digitais, em língua espanhola, já disponíveis no site do Plano Nacional de Leitura 20/27.

As inúmeras explorações com obras desta autora foram partilhadas também no Projeto eTwinning “Taller de lectura colaborativa”, associado ao programa #EstudoEmCasa, resultado de uma parceria do Ministério da Educação com a RTP e foram, também, disponibilizadas na app Milage, Aprender+, desenvolvida pela Universidade do Algarve para dispositivos móveis. Da utilização intensiva desta app, recomendada pela DGE, resultaram três primeiros prémios de melhor aluno a nível nacional (de 8.º, 10.º e 11.º anos na disciplina de Espanhol) e o prémio de Professor Autor Inovador, atribuído à Prof. Maria de Lurdes Martins. Todos os prémios foram entregues na VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”.
ETAPA 2 – A pedalar nos Caminhos de Santiago, com alunos bicigrinos, foram percorridos 34 km, desde a Escola-sede até ao centro histórico de Barcelos. Esta atividade foi coordenada pelo Clube de Espanhol pelo Clube Bike, com a principal finalidade de promover e dinamizar atividades de estímulo à utilização da bicicleta como meio para uma mobilidade mais sustentável e ativa. Durante o percurso, os bicigrinos responderam a diversos desafios colocados na plataforma Math City Map, implicando a exploração de elementos do património arqueológico e cultural da região, momeadamente: o Cruzeiro d´O Senhor do Galo; a Torre Sineira; a Casa da Azenha; a Ponte Medieval do rio Cávado e os jardins públicos de Barcelinhos e Barcelos.
ETAPA 3 – Palestra com o Senhor António Devesa, presidente do Espaço Jacobeus, que, numa conversa intimista com os alunos, explorou a importância do Caminho de Santiago, declarado pelo Conselho Europeu, em 1987, como o “Primeiro Itinerário Cultural Europeu”. O palestrante informou que existem em Portugal, desde a Idade-Média, inúmeros trilhos calcorreados por milhares de peregrinos e aproveitou para apresentar sumariamente o Caminho Português de Santiago (Central, Costa, Interior, Torres, Nascente, Geira, Marítimo e Minhoto), através da revista National Geographic, Edição Especial Viagens, com a qual colaborou. Para concluir, a sua passagem pelo Agrupamento deixou o seu lema “Não passes pelo Caminho… deixa antes que o Caminho passe por ti!”. Posteriormente, os alunos puderam entrevistar o Sr. António Devesa e os professores peregrinos Nuno Costa, Bruno Leite, Lígia Marques e Sónia Arezes, que partilharam as suas entusiastas experiências sobre os caminhos já percorridos. Vejam-se, a título de exemplo, as entrevistas gravadas para a Rádio Escola Viatodos.
ETAPA 4 – Viagem cultural a Madrid, Vigo, Pontevedra, Padrão, Santiago, que culminou num encontro físico entre parceiros de projeto, que se conheceram e visitaram locais sobre os quais produziram antes trabalhos de pesquisa. Neste percurso, destacamos em Madrid, o Museo do Prado e o Parque do Retiro; em Vigo o complexo arqueológico do Monte Castro; em Pontevedra, a Basílica de Santa Maria Maior, Virgem Peregrina e a Praça do Ferro. Em Padrão, a Igreja de Santiago; Em Santiago, o encontro com o túmulo do apóstolo, a visita a uma fábrica de tartes de Santiago, com direito a degustação; a visita guiada ao Museu das Peregrinações; a gincana cultural com a escritora Ainoa Polo (autora da obras estudadas) e ainda a entrevista a peregrinos de diferentes nacionalidades. Como ponto alto destaca-se também a visita ao interior do Albergue de Pontevedra, local escolhido para o início do percurso noturno, sob um céu estrelado, que se concluiu junto das margens do rio Lérez. A geminação das cidades de Barcelos e Pontevedra (datada de 1971) permitiu que os alunos encontrassem muitas semelhanças e reconhecessem topónimos comuns às duas cidades.

ETAPA 5 – Divulgação do projeto, dando voz aos seus principais protagonistas, os nossos alunos. Nesta fase contamos com apoio do Centro de Aprendizagem em Comunicação Social, laboratório pedagógico do jornal escolar O Despertar e oficina formativa de alunos-jornalistas, coordenado pela Prof. Ana Serra e do site “Nós Temos Voz”, coordenado pela Prof. Margarida Figueiredo, que pretendem contribuir para a formação integral dos alunos, dar-lhes literalmente voz. Nestes espaços de liberdade e de exercício da plena cidadania dos alunos, cuja participação é sistematicamente estimulada, salientam-se (a título de exemplo) as publicações dos alunos referentes às visitas culturais realizadas a Espanha (Madrid, Vigo, Pontevedra, Padrão e Santiago de Compostela) e as visitas ao Museu do Prado (Madrid) e ao Museu das Peregrinações (Santiago).

Para concluir, esta apresentação do projeto a docente considerou uma grande honra poder comunicar a toda a comunidade educativa que o Agrupamento de Escolas de Vale D’ Este, Viatodos, Barcelos, foi distinguido pela primeira vez com o eTwinning School Label 2023-2024. A atribuição deste galardão ocorreu no dia 3 de maio de 2023, pela European School Educational Platform. Este foi, sem dúvida, o reconhecimento público, a nível europeu, da qualidade das práticas pedagógicas dos docentes do Agrupamento, no âmbito dos projetos eTwinning, baseadas nos critérios: eSafety (segurança digital); liderança partilhada; colaboração; alunos como agentes de mudança; escolas como modelo para outras escolas; e escolas inclusivas e inovadoras.

Com a atribuição do Selo de Escola eTwinning, reconhece-se e valoriza-se o envolvimento, o empenho e a dedicação não só de docentes eTwinners, individualmente, mas, de forma global, de todo o Agrupamento de Escolas de Vale D’ Este, no qual, equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto, e se distinguem por se tornarem num ponto de referência para a Comunidade.
De seguida, como coordenadora responsável pela candidatura, agradeceu a todos quantos contribuíram para a atribuição do Selo Escola eTwinning pois “é com toda esta dinâmica de trabalho que o Agrupamento de Escolas de Vale D’ Este tem vindo a consolidar um ensino de qualidade, apostando fortemente na promoção de uma escola mais aberta, mais inclusiva e mais internacional”.
Informou também que, no âmbito da candidatura à Formação Europeia eTwinning 2024, a Organização Nacional de Apoio eTwinning/ERTE/DGE foi selecionada como Mentora eTwinning, em representação do AE Vale D´Este, Viatodos, para participar no Seminário Multilateral “Schools in disadvantaged areas: turning challenges into opportunities with eTwinning” (Escolas em zonas desfavorecidas: transformar desafios em oportunidades com o eTwinning), que decorreu de 18 a 20 de abril de 2024, em Itália, na cidade de Turim. A docente integrou a delegação portuguesa constituída por nove docentes acompanhados pela Embaixadora eTwinning/DGE, para a Região dos Açores, Dora Pereira. Este evento reuniu mais de 60 professores, provenientes de seis países da comunidade eTwinning (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha).

Depois de apresentado o projeto e a sua disseminação, veio juntar-se a esta sessão a Prof. Ana Ribeiro, Embaixadora eTwinning Região Norte, que explorou as potencialidades do eTwinning valorizando os pontos fortes do projeto, o trabalho colaborativo entre professores e alunos, a envolvência da comunidade educativa, a valorização do património local e regional, o estímulo da utilização do digital ao serviço de aprendizagens significativas, a integração curricular e a envolvência gradual de diferentes áreas disciplinares e níveis de escolaridade. Procedeu também à entrega dos certificados aos alunos participantes no projeto, chamando individualmente os alunos e os respetivos diretores de turma aí presentes.

Em agradecimento da sua presença recebeu um simbólico ramo criado pela assistente D. Glória Marques que lhe foi entregue pela aluna Leonor Silva, aluna Mentora eTwinning da AJE, Academia Júnior Etwinning Viatodos, que se encontra no seu primeiro ano de atividade.

De seguida abriu-se uma fantástica tertúlia com o Senhor António Devesa, Presidente da Associação Espaço Jacobeus, que num, registo intimista, abordou os múltiplos benefícios dos Caminhos que estimulam sobretudo uma viagem ao interior do Ser Humano, na superação de etapas dolorosas, no encontro e desencontro com outros viajantes, no orgulho da chegada que não é um fim de viagem, mas o início de uma nova. Como apaixonado pelo Caminho foi interagindo com o público atento. Foram também ouvidos os testemunhos dos alunos Domingos Ferreira e Luana Oliveira, como representantes da participação dos alunos do Ensino Básico e Secundário respetivamente.
Seguidamente o aluno Domingos Ferreira mostrou a primeira obra que fez em barro, um Santiago com a sua concha vieira, e apresentou as suas peças de Figurado expostas, enumerando os motivos que o levaram, em tão tenra idade, a explorar este fascínio que tem pelo barro e pelo mundo do figurado, esta arte popular identitária de Barcelos.

As honras de encerramento da exposição couberam à Doutora Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato e à Prof. Lurdes Martins que procedeu ao agradecimento à direção da escola, a todos os alunos, pais, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais que tornaram possível a concretização deste projeto. Aproveitou também para agradecer, na pessoa da Diretora Manuela Costa (ali presente), a parceria estabelecida com a Academia de Música de Viatodos, responsável pelo momento musical de inauguração da exposição, protagonizado pelo flautista Gaspar Monteiro, e pelo momento musical de encerramento, protagonizado pelo guitarrista Dinis Silva. Foi também destacada a colaboração imprescindível do Museu da Olaria na concretização das peças expostas e da Câmara Municipal de Barcelos na disponibilização da Casa da Azenha, tão visceralmente conectada aos Caminhos de Santiago, e na divulgação dos trabalhos que com excelência se desenvolvem nas Escolas do Concelho.

Uma vez mais o Agrupamento de Escolas Vale D´ Este foi representado, num evento público, refletindo o seu compromisso para com a inovação educativa e o trabalho colaborativo, alinhando o seu Plano de Internacionalização com as práticas eTwinning, que têm trazido reconhecimento nacional e europeu para Viatodos.

 

 

 

 

May 2025
M T W T F S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Contactos
Entre em contacto connosco!
  • Rua das Fontaínhas, nº175 4775-263 Viatodos-Barcelos
  • 252960200/933407151
  • agrupamentoviatodos@gmail.com