Vale D’Este no ranking de escolas 2024

Vale D’Este no ranking de escolas 2024

Ensino Secundário – cursos científico-humanísticos e profissionais

 

 

A discussão em torno da criação de um ranking oficial das escolas por parte Ministério da Educação, Ciência e Inovação tem gerado opiniões divergentes entre especialistas, professores, encarregados de educação, responsáveis políticos e população em geral. Esta medida, embora potencialmente útil para melhorar o sistema educativo, levanta também várias preocupações éticas e práticas.

É verdade que um ranking nacional, ao disponibilizar dados de desempenho, aponta às escolas pistas de reflexão, análise e até de comparação entre contextos semelhantes, assim contribuindo para estimular, potencialmente, a melhoria contínua das instituições. De igual modo, os rankings, trabalhando com dados factuais, fornecem elementos a alunos e encarregados de educação que se constituem como mais-valias no instante da escolha da oferta educativa que melhor lhes serve.

No entanto, esta metodologia de análise pode também encerrar riscos. Desde logo, o facto de os rankings se centrarem em resultados académicos dos indivíduos e desvalorizarem outras dimensões igualmente importantes, podendo, por isso, vir a reforçar desigualdades sociais e a empurrar os alunos menos bem sucedidos para estados de desencanto e desmotivação.

Em suma, se, por um lado, os rankings apontam à transparência e à autorregulação das escolas e dos seus agentes, podem também, por outro lado, ter o efeito pernicioso de neutralizar a missão humanista que deve ser a base da educação.

Independentemente da não existência de unanimidade relativamente a esta ferramenta de aferição de resultados, a verdade é que ela existe e os dados não podem ser ignorados, ainda que devamos perspetivá-los com a prudência que necessariamente exigem.

E, num olhar atento pelo que a comunicação social publicou no dia 4 de abril de 2025, tendo por base os dados divulgados pelo MECI, podemos concluir que os profissionais, os alunos e os encarregados de educação da Escola de Vale D’Este têm motivos para se sentirem, mais uma vez, orgulhosos do trabalho que vêm desenvolvendo no ensino secundário desde a sua criação, já em 2012/2013.

Efetivamente, o ranking de escolas de 2024 reforça a ideia de que a Escola de Vale D’Este tem um projeto educativo de excelência, alicerçado no compromisso, na superação e no desenvolvimento integral dos nossos alunos.

 

A fonte maioritariamente utilizada nesta reflexão (Público, 4/4/2025) começa por introduzir uma novidade: apresenta aquilo que designa de ranking de superação, significando tal que, quanto mais as escolas superarem aquilo que seria delas esperado contextualmente, mais alta é a posição que ocupam na tabela ordenada. Assim, no ensino secundário, cursos científico-humanísticos, Vale D’Este ocupa a 18.ª posição a nível nacional no ranking de superação, sendo a 3.ª melhor escola do distrito de Braga neste considerando (Público, 4/4/2025).

Se pensarmos nos resultados dos exames nacionais em termos absolutos, Vale D’Este situa-se na 73.º posição, num universo de mais de 600 escolas, com uma média nos exames de 12,89 — valor significativamente acima do esperado, que é de 11,25 (Público, 4/4/2025).

Outro dado digno de realce é o facto de Vale D’Este ter registado zero retenções no 12.º ano, o que reflete a qualidade pedagógica, o acompanhamento próximo e o empenho dos nossos alunos e profissionais (Público, 4/4/2025).

Em termos concelhios, Vale D’Este volta a ocupar um lugar destacado no ensino secundário regular, já que é a 2.ª melhor escola no ranking de superação, ficando, inclusive, mais bem posicionada do que os colégios privados do concelho (Público, 4/4/2025).

Também a nível distrital nos podemos congratular com o trabalho dos nossos alunos e profissionais, já que, e segundo o jornal Expresso (4/4/2025), alcançamos um notável 6.º lugar.

Com uma escolaridade média dos pais de sete anos e das mães de nove anos, e com quase 18% dos alunos a beneficiarem de ação social escolar, estes resultados ganham ainda maior relevo: somos uma verdadeira escola de equidade e de grande diversidade socioeconómica.

 

Se considerarmos, agora, o ensino profissional, a excelência de resultados é igualmente evidente, assim repetindo aquilo que fomos consolidando nos últimos anos e que as sucessivas renovações do Selo de Qualidade EQAVET acabam por confirmar: situamo-nos entre as 15 melhores escolas do país, ocupando um destacado 13.º lugar a nível nacional. Se neste plano mais geral Vale D’Este registou um ótimo resultado, também no quadro regional conseguiu um resultado notável: fomos a melhor escola do concelho de Barcelos, liderando igualmente no distrito de Braga (Público, 4/4/2025).

Com uma taxa de sucesso de 100% em 3 anos (os chamados percursos diretos de sucesso), todos os nossos alunos concluíram o seu percurso com sucesso, sem retenções, encontrando-se efetivamente preparados para o mercado de trabalho e/ou para o ensino superior (Público, 4/4/2025).

Os resultados que o ranking de escolas vem agora publicitar decorrem de uma aposta contínua na qualidade com destaque para a valorização e dinamização de projetos inovadores e experiências formativas enriquecedoras, muitas das quais desenvolvidas no quadro Erasmus+, que possibilitam experiências formativas aos nossos alunos no estrangeiro. Não menos relevante é a obtenção e a renovação do Selo de Qualidade Europeu EQAVET, que certifica a excelência do nosso ensino profissional e reforça o nosso compromisso com a melhoria contínua.

 

Nada disto seria possível sem uma comunidade educativa unida, dedicada e empenhada. Por isso, agradecemos profundamente a todos: à equipa docente e não docente, pelo profissionalismo incansável; aos técnicos especializados e psicólogos, pelo apoio essencial ao desenvolvimento dos alunos; à equipa diretiva, pela visão estratégica e liderança; aos encarregados de educação, pela confiança e parceria contínua. Agradecemos, de forma muito especial, aos nossos alunos, não apenas pela confiança depositada na escola mas também pela motivação, pelo trabalho e pela capacidade de superação; são eles o verdadeiro rosto destes resultados.

Encerramos este ano com orgulho, mas também com um enorme sentido de responsabilidade e otimismo para o futuro. Continuaremos a crescer, a inovar e a acreditar no poder transformador da educação, seguros de que o melhor está, ainda, para vir!

 

Professor Jorge Pimenta, abril de 2025

Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário

 

Comments are closed.
April 2025
M T W T F S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Contactos
Entre em contacto connosco!
  • Rua das Fontaínhas, nº175 4775-263 Viatodos-Barcelos
  • 252960200/933407151
  • agrupamentoviatodos@gmail.com