Formação “Implementação do Modelo de Qualidade na Educação e Formação – EQAVET”
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi lançado com o firme propósito de melhorar o Ensino e a Formação Profissional (EFP) no espaço europeu.
O Agrupamento de Escolas de Vale D’Este, ciente desta realidade e apostado em ganhar o futuro, candidatou-se à obtenção do Selo de Qualidade no ano letivo de 2019/2020, distinção que viria a ser-lhe atribuída em setembro de 2020.
A certificação da qualidade é um processo em continuum que tem, na obtenção do Selo, apenas a sua primeira etapa; seguem-se-lhe, nos anos subsequentes, as não menos exigentes etapas da criação de dinâmicas que permitam o aprofundamento das valências já demonstradas, por um lado, e a revisão e o reforço das áreas ainda em crescimento, por outro.
Um dos parceiros privilegiados na melhoria da qualidade dos agrupamentos é o Centro de Formação, entidade que garante a oferta de formação para os seus diferentes atores educativos. Porque a generalidade dos agrupamentos do concelho de Barcelos iniciou já o processo de certificação EQAVET dos seus cursos profissionais, o CFAEBE organizou o Curso de Formação “Implementação do Modelo de Qualidade na Educação e Formação – EQAVET”, no qual participaram dois elementos do Agrupamento de Escolas de Vale D’Este que, assim, e ao longo de 8 sessões e 25 horas de trabalho, puderam partilhar com os colegas de outras escolas e agrupamentos ideias, conceções, práticas, modelos de organização escolar e de atuação pedagógica, práticas avaliativas, entre outras, que certamente em muito contribuirão ao reforço das valências indispensáveis no contexto da Qualidade. A etapa seguinte decorreu na escola-sede do Agrupamento: sessões de trabalho com os Diretores de Turma dos cursos profissionais e demais elementos da equipa EQAVET, tendo em vista a partilha de informação e a programação de uma estratégia que consolide o processo de Qualidade já iniciado. Deste trabalho resultou, já, a criação de dinâmicas transversais, envolvendo os três cursos, como são os casos do lançamento de um projeto integrador, a implementar no 2.º e 3.º períodos, e da construção de modelos de atuação conjunta nas áreas do Abandono Escolar e da Avaliação.
Prof. Jorge Pimenta
Adjunto para o Ensino Secundário