Encontro com o Professor Sobrinho Simões

Encontro com o Professor Sobrinho Simões

No dia 8 de fevereiro, a comunidade educativa da nossa escola foi convidada a ouvir o professor Manuel Sobrinho Simões, no auditório da freguesia do Louro.

O Professor Manuel Sobrinho Simões é médico patologista, professor de Medicina e investigador na área de diagnóstico do cancro. É o diretor do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto), instituição que apresenta um relevante percurso na investigação em Oncobiologia, Medicina Molecular e Genética, com extenso trabalho no âmbito da divulgação científica, com ênfase na prevenção do cancro e de outras doenças. Além disso, tem desenvolvido um meritório trabalho na prestação de serviços à comunidade no domínio do diagnóstico anatomo-patológico e seleção terapêutica de doenças cancerosas e precancerosas, entre outras atividades. 

O seu currículo evidência o seu valor e faz referência à ligação que o Professor Manuel Sobrinho Simões tem a diversas instituições, a nível internacional, no setor da Medicina e investigação do cancro, tendo sido eleito em 2015, pela revista britânica “The Patologist”, como o patologista mais influente do mundo.

Por todas estas razões, bem como pelo ser humano reflexivo e generoso que conhecemos, foi com extremo gosto que ouvimos e conversamos um bocadinho com esta tão ilustre personalidade da sociedade portuguesa.

O principal tema abordado foi a importância da educação para o homem, tendo, após uma perspetiva histórica do papel do homem na Terra, esclarecido que através da educação encontramos a esperança para um mundo que é cada vez mais insustentável, na humanização do indivíduo e na aptidão para fazer a diferença. No entanto, ao sabor das perguntas que iam surgindo, foram diversos os assuntos abordados, trazendo muita riqueza, sabedoria e encanto para o seio desta comunidade educativa.

 

Grupos disciplinares de Ciências Naturais e de Português

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search