Visita de Estudo a Lisboa

 

No dia 26 de novembro, partimos, de autocarro, em direção à capital Portuguesa, Lisboa. Por volta das dezassete horas e trinta minutos, chegamos ao nosso destino, Avenida dos Restauradores, onde demos início à rota d’ ”Os Maias”.

Deambulamos pelos locais da cidade onde, tantas vezes, as personagens de Eça de Queirós viveram as suas tramas: o Restaurante Tavares, o Teatro da Trindade e o Hotel Central. Com este roteiro pudemos aperfeiçoar as nossas perceções sobre a obra de Eça de Queirós.

 No Terreiro do Paço, fizemos um desvio e visitamos o Martinho da Arcada, famoso café que Fernando Pessoa frequentava, onde declamamos alguns dos poemas do Ortónimo e de alguns dos seus heterónimos mais emblemáticos. No final do roteiro, encontrávamo-nos na Brasileira, outro dos pontos de encontro deste poeta com os seus amigos, onde se declamaram, ao lado da estátua de Pessoa, mais alguns poemas da sua autoria. Por volta das vinte e três horas, dirigimo-nos à Pousada da Juventude onde tivemos uma confortável noite de descanso.

No dia seguinte, visitamos a Fundação Champalimaud, onde assistimos a uma palestra e nos deram a conhecer toda a instituição, nomeadamente as áreas de investigação que ali existem: a neurociência e a oncologia. Depois, visitamos os laboratórios onde são efetuados os estudos. No final, pudemos participar numa pequena atividade experimental em que observamos uma das espécies utilizadas em diversos trabalhos de investigação: a mosca da fruta.

Em suma, pensamos que esta viagem foi, indubitavelmente, essencial para o enriquecimento do nosso conhecimento intelectual e crescimento pessoal. Assim, temos que agradecer à escola e aos professores que organizaram esta visita de estudo e nos possibilitaram mais esta experiência, o facto de valorizarem a aprendizagem através de experiências inesquecíveis, capazes de nos abrir novos horizontes em relação à realidade cultural do nosso país.

 

Bruno Jardim, Henrique Alvelos, Jorge Silva, Luís Machado, Pedro Silva – 12º A

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search