Simulacro de incêndio no Centro Escolar de Viatodos

O fogo deflagrou por volta das 10h30m do dia 7 de dezembro, na sala 6 da Escola de Viatodos, havendo urgência em evacuar o edifício e chamar os bombeiros para o extinguir e socorrer possíveis vítimas. Imediatamente a assistente operacional acionou o toque indicador de perigo e contactou os Bombeiros Voluntários de Viatodos. 

Procedeu-se então à evacuação de todos os espaços da escola, conforme o previsto no plano segurança/ emergência.

Quando os bombeiros chegaram e, depois de se inteirarem da situação, tomaram conhecimento de que havia uma vítima para socorrer, na sala 6. 

A equipa de salvamento dirigiu-se à sala onde a vítima se encontrava ferida e inconsciente. 

Transportaram a vítima para o espaço exterior, avaliaram o seu estado e procederam à sua imobilização, utilizando o equipamento apropriado, para que pudesse ser transportada ao hospital em segurança. 

O fogo foi extinto em tempo útil, de forma ordenada e coordenada entre os vários intervenientes, não havendo muitos danos a registar. 

O bom desta história é que não passou de um simulacro. Os bombeiros explicaram aos alunos os procedimentos a adotar em casos reais. 

Os alunos apreciaram a atuação dos bombeiros e o equipamento que utilizam no dia a dia. Fizeram perguntas e obtiveram respostas.

Apesar de ser apenas um simulacro, é uma forma de prevenção e educação cívica.

                                                           
Centro Escolar de Viatodos
 

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search